Um jeitinho brasileiro para salvar bancadas federais

EXCLUSIVO – Jeito sempre tem. Afinal, onde nascem as leis? Nas casas legislativas. Pois bem, dito isto, existe uma movimentação acerca da apresentação de um Projeto de Emenda a Constituição (PEC) no sentido de regulamentar a manutenção de bancadas no âmbito do Congresso Nacional, podendo ocorre o chamado efeito cascata.
Um recurso especial está tramitando no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabelecendo a redução. A ministra Nancy Andrighi (foto) deverá colocar o recurso em votação nos próximos dias, mas antes disso os parlamentares se movimentam para apresentar a emenda constitucional, a solução para a manutenção das atuais bancadas.
Entre os estados a sacrificar suas bancadas estão Paraíba, Pernambuco, Piauí e Maranhão. Ou seja, o jeitinho brasileiro está em curso na tentativa de salvar as bancadas parlamentares ameaçadas de perder deputados.
De acordo com o recurso, o número de deputados federais, por unidade da Federação, deve ser redefinido proporcionalmente ao número de eleitores inscritos, não podendo passar de 70 deputados por estado. Os parlamentares argumentam que a quantidade de deputados já existentes não de ser reduzida, com risco de prejudicar o interesse do Estado.
Se o recurso vingar, a Paraíba perde dois federais e seis estaduais.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.