Balanço: Simplicidade e ações chamam atenção do governo Cartaxo

O mesmo cara. Não mudou um só milímetro, apesar de ocupar importante cargo. Entre uma conversa e outra com jornalistas, uma palhinha sobre os “Botafogo” de João Pessoa e do Rio, duas maiores paixões futebolísticas.

Você acertou, porque o blog está se referindo ao prefeito Luciano Cartaxo (PT), a frente do comando da principal cidade do Estado a pouco mais de 30 dias. Nesta sexta (1º) fez questão de prestigiar os ex-colegas de parlamento. Foi a Assembleia cumprimentar o presidente Ricardo Marcelo (PEN) e demais deputados.
Assediado pelos jornalistas, ele não deixou uma pergunta sequer sem resposta. Encarou a todas com a mesma simplicidade de antes. Parece consciente do dever cumprido nestes primeiros dias de gestão.
O balanço dos primeiros 30 dias de governo, porém, é o que mais satisfaz o prefeito da capital. “Começamos a nossa gestão com ações pontuais”, comentou. De fato, a sociedade já percebe que a cidade tem outra cara.
Recém chegado de uma audiência com a presidente Dilma, o prefeito Cartaxo conquistou vários benefícios, dos quais o encaminhamento do projeto de urbanização do Centro Histórico.
Eis algumas ações:
– Saúde: assinatura da ordem de serviço com investimento de R$ 3,1 milhões para a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento e duas Unidades Básicas de Saúde no Valentina e na comunidade Doce Mãe de Deus; contratação de 18 médicos para as Unidades de Saúde da Família; realização de campanhas contra Aids e doenças sexualmente transmissíveis e contra a hanseníase.
Educação: pagamento do 14º salário, através do programa Nota 10; municipalização de 29 creches, sendo que quatro já se encontram com a administração da prefeitura; criação de 150 vagas para professores (parceria com o programa Brasil Alfabetizado); reunião de gestores com o objetivo de implementar metas para o ano de 2013; matrículas para alunos da rede municipal de ensino; colônia de férias com brincadeiras, refeições e atividades de lazer nos 43 Creis.
– Habitação: alteração de projetos junto à Caixa Econômica Federal e liberação de recursos por parte do Ministério das Cidades para que possa viabilizar a entrega de 479 unidades habitacionais nos próximos meses.
Ao todo, são mais de 100 ações de governos nos primeiros 30 dias. Todas elas com grande repercussão, a exemplo do investimento de R$ 2,1 milhões no projeto Folia de Rua e no Carnaval. O projeto Extremo Cultural – onde o Som Toca Primeiro – chamou a atenção porque 28 atrações musicais se apresentaram na capital.
Destaque também para ações na área de Desenvolvimento Urbano, Turismo, Esportes, Receita, Defesa, Sedes, Semam, Semob, Sead, Mulheres, Emlur, Seinfra, Procon, Estação Ciências, Orçamento, Procuradoria e, ainda, a criação das secretarias de Segurança Pública e Cidadania e Acompanhamento Governamental, em Brasília.
Por fim, cumprimentos, muitos cumprimentos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.