A ideia é uma João Pessoa 100% sustentável

Diante de uma necessidade imperiosa, a Prefeitura de João Pessoa tem a atenção voltada para concessão comum de cemitérios públicos, um compromisso de campanha do prefeito Cícero Lucena. Nesta quarta-feira (26/3), a Escola do Governo Municipal (Esgov), da Secretaria de Administração, debateu o tema no Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O programa “JP Parcerias” tem o objetivo de tornar a Capital do Estado uma referência em eficiência, responsabilidade fiscal, transparência, sustentabilidade financeira financeira e ambiental, promovendo debates sobre cemitérios, zona azul, energia solar, entre outras questões do interesse da sociedade pessoense.

Neste sentido, está em curso o lançamento do edital para contratação da empresa concessionária de serviço público para gerir os cemitérios públicos da cidade. Segundo informações, o documento já está em fase de finalização da elaboração e vai permitir que, através de uma parceria público-privada, os cemitérios da Capital paraibana passem por uma profunda reformulação.

O secretário municipal de Administração, Valdo Alves, explica como vai funcionar: “A empresa vai explorar os cemitérios e a Prefeitura vai ganhar a reforma de todos os cemitérios e a construção de mais um sem qualquer custo para a gestão, além de que vamos ter uma porcentagem de serviços para aqueles que precisam, mas não tem condições”.

Coordenadora de projetos especiais da Secretaria de Governo, Priscilla Maciel destacou a mudança de concepção e conceito de cemitérios em João Pessoa:

A ideia é mudar a cultura de gestão cemiterial em João Pessoa para prestar um melhor serviço para a população. Cemitério é um tema muito sensível para a Prefeitura, que tem problemas seculares, mas estamos tendo a coragem hoje de enfrentar. E para nós, que fazemos o comitê técnico para debater este assunto específico, a solução é mesmo delegarmos ao privado a gestão dos cemitérios”, afirmou.