O deputado estadual Chico Mendes (PSB; foto) teve o pedido de deferimento de candidatura a prefeito de Cajazeiras negado pela Justiça Eleitoral da Paraíba, que julgou por unanimidade – 5 a 0 – o pedido de inelegibilidade.
A decisão está embasada em parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE), que atendeu um recurso da coligação contrária a Mendes, encabeçada pela candidata de situação Corrinha Delfino (PP).
O questionamento a segunda instância ocorreu após o juízo de Cajazeiras decidir favoravelmente ao candidato socialista. A coligação de situação recorreu e obteve êxito na apelação.
Delfino e o MPE argumentam que Chico Mendes, líder da bancada do governo, estaria tentando um terceiro mandato no Executivo, já que o socialista tinha sido prefeito em duas ocasiões em São José de Piranhas.
A decisão desta segunda-feira (9/8) cabe recurso para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a quem competirá agora decidir a sorte do parlamentar que tinha pretensões de disputar à sucessão em Cajazeiras.