O deputado federal Ruy Carneiro (PSC/Podemos) assumiu, de fato e direito, a paternidade da enfermagem e outras categorias beneficiadas com o piso nacional, uma matéria bastante discutida pelo Congresso Nacional e, finalmente, sancionada pelo governo central.
Agora, o parlamentar saiu em defesa no momento em que acontecem o compartilhamento de fake news acerca do piso, que Ruy combateu de pronto: “O piso está garantido, os recursos assegurados por vários fundos e os contratempos que surgiram neste primeiro momento serão solucionados naturalmente”, afirmou.
Ruy destacou que está tudo legal, inclusive com o aval do Supremo Tribunal Federal (STF), que liberou o pagamento, bem como os valores a serem repassados aos estados, municípios, União e hospitais filantrópicos.
“Primeiramente, os recursos para o complemento do pagamento aos profissionais estão assegurados por vários fundos listados pela PEC 127 e não fazem parte do orçamento. Quem disser que estão tirando dinheiro da saúde pra pagar o piso, está mentindo…”
“… Esse dinheiro é fruto do superávit dos últimos anos e será suficiente para pagamento do piso em todo o Brasil nos próximos cinco anos”, acrescentou.