‘Carta de João Pessoa’ trata do desenvolvimento do Nordeste

Contendo 229 palavras, os governadores da região nordestina, comandados pelo chefe do Executivo paraibano João Azevêdo (PSB), elaboraram a “Carta de João Pessoa”, com temas extraídos a partir da reunião do Consórcio Nordeste, realizada aqui.

A carta será entregue conjuntamente ao presidente Lula na próxima sexta-feira (27), em Brasília. Trata de assuntos relacionados ao desenvolvimento da região, a exemplo da “formulação do novo modelo de gestão fiscal”, “reforma tributáriae acriação de um Fundo de Desenvolvimento Regional”.

Agora, siga com a leitura da carta:

Cooperação, planejamento integrado e desenvolvimento sustentável. É a articulação do Nordeste em torno desses princípios que faz com que estejamos prontos e conectados com o início de um ciclo político, econômico, ambiental, cultural e social virtuoso para o Brasil.

Governadoras e governadores de nossos nove estados, em Assembleia do Consórdo Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste que ocorreu em João Pessoa, capital da Paraíba, reafirmamos o compromisso de seguirmos como a parte do Brasil que cresce unida. Exatamente por isso, apresentaremos ao Governo Federal um conjunto de projetos de transformação de nossa infraestrutura e das condições de vida de nossa população. Projetos de cada um dos estados nordestinos e, também, projetos integradores e estruturadores de toda a região.

Já é perceptível a retomada de relações sustentáveis entre o governo federal e as outras unidades da federação. O presidente Lula convidou governadores e representantes dos municípios para reuniões e, nesta primeira assembleia do ano, a Secretaria de Assuntos Federativos da Presidência da República esteve presente, o que demonstra a grande disposição de fortalecermos nossa Federação.

O compromisso do Nordeste é seguir trabalhando arduamente para que todos os canais de diálogo com a União estejam abertos, pautando-os no compromisso democrático e republicano. O Consórcio Nordeste é parte de movimentos de aprimoramento de nosso pacto federativo e seguirá como parte das melhores soluções de inovação e boas práticas que o Brasil precisa.


Descubra mais sobre Marcone Ferreira

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.