O deputado federal Ruy Carneiro (PSC) classificou de um “dia histórico” a sanção da lei que determina um piso salarial para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras.
Os enfermeiros vão receber no mínimo R$ 4.750 por mês. O piso dos técnicos de enfermagem equivale a 70% desse montante [R$ 3.325]. Quanto aos auxiliares de enfermagem e as parteiras, o valor é de 50% [2.325].
O parlamentar paraibano relembrou a luta do segmento profissional e dos parlamentares que construíram o projeto: “Hoje [ontem] é um dia histórico e de muita celebração para essa categoria, tão essencial no cuidado com a vida das pessoas…”
“… Após 20 anos de luta, foi preciso que uma pandemia mostrasse para a sociedade o quanto o trabalho desses profissionais é fundamental e merecia ser reconhecido…”
“… Além dos nossos requerimentos solicitando a celeridade da votação do projeto de lei, ainda tivemos o cuidado de discutir soluções para que hospitais e demais segmentos da saúde não tivessem problemas financeiros para implantar o piso”, comemorou.