Operação Calvário na ordem do dia das eleições de 2022

Com o desvio incalculável de recursos públicos entre 2011 e 2018, a Operação Calvário será tema predominante nas eleições de 2 de outubro de 2022. As investigações criminais correm a pleno vapor, inclusive com condenações previstas para o ano do pleito.

Como se sabe, a Operação Calvário envolve o ex-governador Ricardo Coutinho (PT), acusado de “comandante máximo” da organização criminosa de ser responsável pelo desvio de milhões de reais dos cofres públicos da Paraíba, podendo chegar bilhões.

Coutinho chegou a ser preso durante a sétima fase da operação pela Polícia Federal, mas ganhou liberdade 36h depois por ordem do STF – Supremo Tribunal Federal. Com ele, também, foram presos Gilberto Carneiro, Waldson de Souza, Livânia Farias, deputada Estela Bezerra, Márcia Lucena, ex-prefeita de Conde; Coriolano Coutinho, irmão do ex-governador e outros integrantes da Orcrim.

A organização criminosa teve ramificações no Rio de Janeiro, onde tudo começou a partir da prisão da Daniel Gomes da Silva, chefão da Cruz Vermelha, que comandava o desvio de dinheiro da saúde e da educação dos paraibanos. Acabou se tornando “sócio”, do ex-governador Ricardo Coutinho.

A Operação Calvário completou dois anos agora em dezembro e, apesar das prisões, nem dos integrantes do esquema criminoso foi condenado.


Descubra mais sobre Marcone Ferreira

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.