Mais prêmio: João Pessoa ganha o ‘Selo + Turismo’

Acumulando premiações desde o seu primeiro governo, o prefeito Luciano Cartaxo conquista mais um para a coleção da gestão municipal. Nesta quarta-feira (4), em Brasília, acompanhado do vice Manoel Júnior, ele recebeu o “Selo + Turismo”. O ato ocorreu durante reunião do Ministério do Turismo.

O prêmio significa que João Pessoa é a primeira capital do Nordeste a receber o selo, e passa a ter prioridade para acessar novas linhas de financiamento com prazos e juros diferenciados de instituições parceiras do Programa de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (Prodetur + Turismo), como o Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Na verdade, é o reconhecimento pelos investimentos superiores a R$ 50,7 milhões no Centro Histórico, com o objetivo de transformá-lo em um polo turístico, econômico e cultural, culminando na semana passada com a entrega da Villa Sanhauá, cuja repercussão atingiu além fronteiras.

“O Ministério do Turismo reconhece os nossos esforços e investimentos voltados para a área turística em toda a João Pessoa e a capacidade atual gestão de contrair novos investimentos, de acessar linhas de crédito diferenciadas em virtude do nosso equilíbrio fiscal e capacidade alta de endividamento”, comentou.

Adiante, falou que “é muito importante estarmos neste momento recebendo este selo, pois ele representa que nós temos prioridade em mais uma fonte de recursos para que possamos investir na recuperação de equipamentos turísticos e para a construção de infraestrutura da cidade”.

O Prodetur + Turismo foi criado pelo Governo Federal para ampliar a oferta de recursos para a realização de projetos para o desenvolvimento do turismo em todo o País, melhorando a infraestrutura e o atendimento aos turistas nos principais destinos do País. Ele conta com R$ 5 bilhões disponíveis. As propostas para a obtenção de financiamento, segundo Daniela Bandeira, deverão contemplar principalmente projetos na área de infraestrutura turística, saneamento básico, gestão e avaliação ambiental, transporte e mobilidade urbana. As diretrizes estratégicas do programa priorizam também ações de qualificação, promoção, apoio à comercialização, pesquisa e inovação, empreendedorismo e parcerias público-privadas.

“O ‘Selo + Turismo’ é um indicativo de que os projetos e ações da Prefeitura de João Pessoa estão alinhados com a Política Nacional de Turismo, com o Plano Nacional de Turismo 2018-2022, e com as diretrizes do programa. Este selo que acabamos de receber será anexado às propostas analisadas e validadas pelo Ministério do Turismo, juntamente com uma declaração de prioridade”, destacou Luciano Cartaxo. As propostas que obtiverem o ‘Selo + Turismo’ poderão também ser apoiadas financeiramente com recursos próprios do MTur. Já os entes federativos que tiverem proposta contempladas com financiamento nacional ou internacional poderão pedir apoio técnico à pasta para a implementação dos projetos.