Dom José Maria Pires: Fica a lembrança de um bispo de fé

Dom José Maria Pires, ou Dom Pelé, como ele gostaria de ser chamado, teve uma passagem marcante pela Paraíba na condição de arcebispo. A marca maior, sem sombras de dúvidas, foi a tolerância durante um período difícil do nosso país. Morre aos 98 anos e vai deixar saudades, principalmente saudades de um legado de evangelizador e protetor dos mais necessidades.

Medo? Não tinha de ninguém. Era temido, isso sim, sobretudo por aqueles que pensavam ser superior a tudo e a todos. Chega a Paraíba na madrugada desta terça-feira (29), mas numa situação diferente de quando costumava vir matar saudades daqui. Chega para receber todas as homenagens, possíveis e imagináveis.

E já começou. O prefeito Luciano Cartaxo (PSD) saiu na frente ao decretar que a escola bilíngüe, recentemente inaugurada pelo Governo Municipal, receberá o nome de Dom José Maria Pires, nosso Pelé. Outros reconhecimentos foram feitos nesta manhã de segunda-feira (28), seguido desde ontem com notas lamentando a morte do arcebispo da Paraíba, o primeiro e único. Por que não?

O que fica é a lembrança de um religioso respeitado por todos, principalmente pela fé.