Nova oposição faz movimento tentando evitar debandada

Na quarta-feira (19), houve uma movimentação do governista PSB estadual com os vereadores eleitos nas eleições de 2 de outubro contrários a gestão municipal de João Pessoa. O objetivo, entre outras coisas, além da discussão em torno da escolha do futuro presidente da mesa da Câmara Municipal, é tentar conter o movimento de debandada dos novos parlamentares, em especial aqueles não filiados a legenda socialista.

Um pequenos grupo de futuros parlamentares tem conversado a respeito de uma possível migração para a base do governista municipal, que começa, a partir de janeiro de 2017, o primeiro período do segundo governo, que nasce com o discurso forte de apoio popular após a vencer a campanha no único turno. Esse movimento não tem batismo, “mas esse grupo pelo qual me elegi já está desgastado. Pelo menos em João Pessoa”, disse um dos novos vereadores. Ele pediu ao blog para não ser identificado.

Sustentou, ainda, que a reunião do meio de semana teve o propósito de discutir a eleição da Câmara e a orientação para escolher um presidente que possa estar em sintonia com as “regras” a serem traçadas pelo PSB. “Por isso, prefiro sair”, comentou Tércio de Andrade, o nome fictício que o blog escolheu para manter a identidade do interlocutor sob segredo.

Há, ainda, quem defenda a separação da bancada socialista, a mais numerosa da futura composição da Câmara Municipal de João Pessoa, que elegeu Léo Bezerra, o mais votado com mais de 7 mil votos; Tanilson Soares, o terceiro mais votado; Tibério Limeira e Sandra Marrocos.

Nas últimas semana, após as eleições municipais, o governador Ricardo Coutinho tem se empenhado nas conversas com os vereadores do seu grupo política, uma atenção dada que dá para medir também uma articulação no sentido de ampliar a bancada de oposição ao governo municipal, que os socialistas não querem perder de vista de jeito nenhum. O líder da oposição já está escolhido por antecipação: Bruno Farias (PPS). Falta só combinar com o candidato a essa função.