Ministro garante agilidade no 3º eixo da transposição

O deputado federal Hugo Motta (PMDB) esteve em audiência com o Ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, para apresentar o relatório da visita técnica realizada aos mananciais, Coremas e Mãe D’água.

De acordo com o parlamentar, o ministro determina que seja elaborado um Plano Emergencial para evitar a falta de água nos municípios, além de acelerar os trâmites do projeto do Terceiro Eixo da Transposição do Rio São Francisco.

O ministro Hélder Barbalho marcará visita ao município de Coremas, onde apresentará o plano emergencial que será realizado em parceria com o Dnocs – representado na audiência pelo superintendente, Dr. Alberto -, e o andamento do projeto de construção do Terceiro Eixo. “Em reunião da Bancada Federal, já solicitei o direcionamento de emendas para que não faltem recursos para a obra, que atenderá quarenta e sete cidades do Sertão e do Vale do Piancó. A luta segue firme até que vejamos esse problema de crise hídrica resolvido”, afirmou Hugo Motta.

Com uma capacidade de armazenamento que chega aos 591.646.222m³ (quinhentos e noventa e hum milhões, seiscentos e quarenta e seis mil, duzentos e vinte e dois metros cúbicos), o açude de Coremas se encontra nos dias atuais com apenas 14.838.301m³ (quatorze milhões, oitocentos e trinta e oito mil, trezentos e hum mil metros cúbicos) de água. Já o reservatório Mãe D’água, que tem capacidade de 567.999.136m³ (quinhentos e sessenta e sete milhões, novecentos e noventa e nove mil, cento e trinta e seis metros cúbicos) está com apenas 55.006.936 (cinquenta e cinco milhões, seis mil, novecentos e trinta e seis metros cúbicos).

Dos 125 açudes monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa), 53 estão em situação crítica, ou seja, com menos de 5% da capacidade máxima. Entre eles o açude de Coremas.