Não precisou de um grande evento, mas a provocação da mídia para o presidente estadual do PSDB, Ruy Carneiro, expor sua opinião sobre 2018. Seguiu um roteiro básico, composto de um pretexto e um candidato. O púlpito já tinha: o microfone de uma emissora de rádio da Capital. E pôs-se a falar sobre o tema da próxima campanha eleitoral, depois da aliança que levou o prefeito Luciano Cartaxo (PSD) à reeleição, incluindo o PMDB do senador José Maranhão.
Primeiramente, o pretexto: a entrevista na rádio Correio FM, onde falou sobre diversos temas, inclusive a campanha estadual de 2018, tão próxima quanto a já recém finalizada eleições municipais deste ano em João Pessoa, Campina Grande – os dois principais colégios eleitorais do Estado – e nos demais municípios paraibanos. O tucano contabiliza como “sucesso total para a oposição”.
A propósito, uma avaliação correta sob o ponto de vista eleitoral, considerando que a oposição ao governista PSB saiu vitoriosa nos principais centros da Paraíba, depois de vencer em Santa Rita, Bayeux, Cabedelo, Cajazeiras e Guarabira, pra citar algumas. Sobre o candidato a governador em 2018, Ruy expôs que Cartaxo tem preparado para ser governador da Paraíba.
“Até por ter sido vice-governador, é prefeito, se reelegeu… Acho que está, para ser governador, senador, enfim, tem muito tempo de mandato e experiência, seja no Legislativo, seja no Executivo”, comentou o dirigente dos tucanos paraibanos.
Na prática, significa que a pós-eleição municipal tudo caminha as mil maravilhas com PSDB, PSD, PMDB e outros partidos aliados, que ajudaram a reeleger o prefeito Luciano Cartaxo e deverão ajudar na discussão sobre o melhor nome à sucessão estadual de 2018.