Pesquisa 6 Sigma/Sistema Correio divulgada nesta quinta-feira (29), a três dias das eleições, informa: Luciano Cartaxo (PSD), candidato à reeleição; está mais de 27 pontos percentuais à frente de sua principal corrente Cida Ramos (PSB), apoiada pelo governador Ricardo Coutinho, do mesmo partido dela. Na conta das intenções de voto, ele soma 48,6%. Ela, 21,4%.
O professor Charliton Machado, petista, apareceu com 2,3% das intenções de voto. Já o candidato do Psol, Victor Hugo, com 1,5%. Em comparação a sondagem divulgada dia 14 deste mês, pelo mesmo instituto, mostra que Cartaxo subiu 5,7 pontos percentuais, enquanto Cida caiu 1,8 pontos.
Naquela data, o prefeito reeleitoral obteve 42,9% e sua concorrente Cida Ramos, 23,2%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número PB-06910/2016 e o 6Sigma mandou para as ruas os entrevistadores entre os dias 25 e 27 deste mês. Votos brancos e nulos é de 8,7%, enquanto os eleitores indecisos é de 13,9%. Foram ouvidas 1.100 pessoas e a margem de erro é de 2,95% para mais ou para menos.
Rejeição
Contra a candidata socialista, um item que a persegue desde as primeiras pesquisas divulgadas por diversos institutos: rejeição. Segue no mesmo patamar e acima das intenções de votos conferidos a professora Cida Ramos. Nesta penúltima sondagem para as eleições de domingo (2), ela é a mais rejeitada entre os outros três concorrentes.
Veja: Cida Ramos, 22,1%; Charliton Machado, 14,5%; Luciano Cartaxo, 12,3%; e Victor Hugo, 9,9%.
Considerando esses dados, o crescimento de Cartaxo e a queda de Cida, o prefeito será reeleito neste domingo (2) em primeiro turno. No pior cenário, Luciano Cartaxo disporia, no piso da margem de erro, de 62% dos votos válidos.