Pesquisa da 6Sigma para à sucessão municipal de Patos, veiculada agora a pouco pelo portal Polêmica Paraíba, revela: a 18 dias do encontro das urnas, Nabor Wanderley (PMDB) abriu uma dianteira de pouco mais de 5 pontos percentuais sobre Dinaldinho Wanderley (PSDB). O peemedebista aparece com 40,1% das intenções de voto. O tucano amealha 35,8%. O portal informa que a consulta foi divulgada por uma TV fechada de Campina Grande.
No exercício do mandato por força do afastamento da titular Chica Motta (PMDB), o atual vice-prefeito Lenildo Morais (PT) aparece com 3,6% das intenções de voto; seguido do professor Jacob (Rede), 1,7%; e Severino Morais (Psol), 1,4%. A pesquisa, de acordo com o portal. foi realizada entre os dias 9 e 10 de setembro e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número: 00097/2016.
Foram ouvidos 600 eleitores em 23 bairros e um distrito de Patos, um dos municípios pólos da Paraíba. Coincidência ou não, foi realizada no mesmo dia da operação deflagrada pela Polícia Federal, batizada de “Veiculação”. A pesquisa revela outras informações: votos nulos e brancos somam 6.9%, não souberam responder 10,3% e não informou 0,2%.
A sondagem do 6Sigma carrega um dado que ajuda a explicar a dianteira de Nabor Wanderley. Enquanto prefeito de Patos, antes de eleger-se deputado estadual, sua gestão foi muito bem avaliada pela população. Por isso, é que nas intenções de voto o peemedebista aparece como favorito a vencer as eleições deste ano.
Quer dizer: Nabor tornou-se para Dinaldinho um adversário considera duro de roer. Dito de outro modo: os eleitores a ver no candidato peemedebista uma opção melhor do que o seu principal concorrente. Para reverter esse quadro em que se misturam os votos nulos e brancos (6,9%) e não souberam responder (10,3%), o tucano precisaria revelar uma capacidade de sedução inaudita.
Não será fácil.