Arapuan: Sem virar votos, debate só consolidou posições

Deu-se na noite passada o primeiro debate em TV aberta com os candidatos a Prefeitura de João Pessoa nas eleições deste ano. Realizou-se no estúdio da Arapuan, sistema de comunicação promotora do evento. Participaram os quatro personagens centrais da corrida eleitoral de 2016: Luciano Cartaxo (PSD) – concorre à reeleição -, Cida Ramos (PSB), Charliton Machado (PT) e Victor Hugo (PSOL).

Trocando em miúdos, aqui vai uma conclusão: como já se tornou comum em programas do gênero, não houve vencedor. É improvável que o embate resulte numa virada de votos, até porque nenhum dos candidatos protagonizou algo que possa ser chamado de escorregão. O jornalista Heron Cid, do Sistema Arapuan, conduziu o debate de forma brilhante.

Sob o impacto do resultado da pesquisa Ibope divulgada na quarta-feira (24), restou ao prefeito Luciano Cartaxo apresenta-se com mais segurança. Fez isso desde a apresentação até as considerações finais. Ou seja, deu um passeio pelos quatro blocos do debate, que teve a duração de 2 horas. Serviu para projetar, mais uma vez, o professor Charliton Machado.

O debate da Arapuan mostrou, também, quatro candidaturas do mais alto nível, com pouco momentos de saída da linha de conduta da parte de nenhum deles. Quando aconteceu, sempre preservou o equilíbrio das perguntas ou respostas. Além do prefeito, a socialista Cida Ramos apresentou-se com propostas voltadas para políticas públicas para a cidade.

Já o candidato Victor Hugo dominou os números orçamentários e também apresentou propostas, questionando, sobretudo, a gestão de hoje e das anteriores para atingir o PSB no tema relacionado com a mobilidade. As regras, como de hábito, conspiraram contra o aprofundamento da discussão. Por sorte, os candidatos muito bem preparados manteveram as perguntas e respostas dentro do tempo tolerável.

Convidada a inquirir o prefeito Luciano Cartaxo, a candidata Cida Ramos mirou para o alto. Acusou a pratica de nepotismo da atual gestão municipal, uma lista contendo 40 nomes de pessoas que têm parentesco com Cartaxo. Ele lembrou que o Tribunal de Contas do Estado classificou João Pessoa como uma gestão transparente. Ele foi ao ponto: “Deixe de baixaria”.

Foi, na verdade, o único momento de grande tensão. Além de mobilidade urbana, também se transformou em alvo do debate temas relacionados a saúde, educação, esgotamento sanitário, implantação de ciclovias e BRT, relacionados a projetos de infraestrutura, até assuntos nacionais, a exemplo do julgamento do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff.

Este primeira debate das eleições municipais no principal colégio eleitoral da Paraíba em TV aberta, ficou demonstrado de um cenário animador. Também, a expectativa de um jogo jogado. Agora, só resta esperar os próximos eventos do gênero.