Pesquisa indica que disputa para vereador está aberta

Os candidatos a vereador vão ter que gastar solas de sapato para convencer o eleitor de João Pessoa, principalmente àqueles que se propõem a ocupar uma das 27 cadeiras na Câmara Municipal do principal colégio eleitoral do Estado. A pesquisa do Ibope, veiculada na noite passada, mostrou que a grande maioria dos eleitores não decidiu, sequer, se vai votar nos postulantes a vaga.

Segundo a pesquisa, encomendada pelo TV Globo-Paraíba, 71% dos eleitores pesquisados disseram que não simpatiza por nenhum dos candidatos e que pretendem votar branco ou nulo (19%), enquanto 52% consultados não souberam responder. O Ibope ouviu 602 pessoas entre os dias 20 e 22 deste mês. Ao todo, existem 511 candidatos.

A curiosidade é que dos nomes citados pelos eleitores, apenas 10 obtiveram 1% da preferência, sendo três deles não tem atualmente acento no Poder Legislativo da Capital. São eles: Carlão (possui dois registros no TRE, sendo um do PSDC e outro do PROS), Marcos Bandeira (PTB) e Rafael Monteiro (PTdoB).

Com mandato, apenas os vereadores Chico do Sindicato (PTdoB), Durval Ferreira (PP), Eliza Virgínia (PSDB), Felipe Leitão (PSL), João Almeida (SD), João dos Santos (PR) e Pedro Coutinho (PHS), foram lembrados. Quer dizer, para conquistar uma cadeira é preciso mesmo gastar muita sola de sapato.

A pesquisa do Ibope foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral, da Paraíba, sob o protocolo PB-06426/2016, tendo sido contratada por Televisão Cabo Branco LTDA.