Veja você, 2018 chegou para políticos antes de 2016

O blog tem observado aqui que 2018 chegou antes de 2016, ano das eleições municipais. A avaliação está evidente na movimentação das conversas entre PSDB e PMDB e mais recentemente do PSB, após a deputada Estela Bezerra (PSB) demonstrar interesse em candidatar-se à sucessão estadual. No entanto, precisa contar que o governo vai estar sob o comando da atual vice Lígia Feliciano (PDT). A não ser que o governador Ricardo Coutinho não tenha interesse de disputar o Senado.

Mas o que está valendo neste momento são as informações jogadas no asfalto nos últimos dias, sobretudo as conversas dos principais e prováveis protagonistas das eleições de 2018. Especulações, até, que a chapa para à sucessão de Ricardo está pronta: Zé Maranhão (PMDB-governador), Cássio Cunha Lima – candidato à reeleição – e Raimundo Lira (PMDB) para o Senado da República. E o vice? Surgirá de um entendimento entre eles.

No começo desta semana, a deputada Estela Bezerra disse em entrevista que seu nome está à disposição do partido para a sucessão governamental. Justifica que a Paraíba precisa continuar com o projeto de desenvolvimento iniciado pelo governador Ricardo Coutinho. “Eu sinto que esse debate sobre o novo precisa se consolidar, isso se dá com novos e antigos quadros”, afirmou.

Mostra que está preparada para concorrer as eleições estaduais. Porém, talvez essas pretensões precisem ser combinada com a provável detentora do cargo, até porque o governador Ricardo não dá nenhuma pista se permanecerá no mandato ou renunciará para concorrer uma das duas vagas para disputar o Senado. Tudo isso é especulação, inclusive um debate antecipado pelos próprios políticos.