Vital pode sobrar; PT quer indicar petista Ideli para ministra do TCU

Aliados, mas nem tanto, sobretudo quando tem que repartir o bolo, o PT entrou na disputa pela vaga do ministro José Jorge no Tribunal de Contas da União (TCU). O PMDB dava como “favas contadas” a cadeira para o senador Vital do Rêgo. No entanto, a petista e ex-senadora Ideli Salvatti entrou como forte concorrente ao cargo vitalício.

Só resta a Vitalzinho ameaçar colocar a CPI Mista da Petrobras funcionamento  “pra valer”. Talvez, assim, ele teria alguma chance de ganhar a preferência do Palácio do Planalto. Do contrário, o PT abocanhará a vaga do ministro Jorge que irá se aposentar compulsoriamente no próximo mês.

O Planalto pensa tornar a Corte de Contas da União mais governista. O senador Vital não é 100% confiável, além de ser do PMDB. Então, Ideli Salvatti é o nome favorito para ocupar a vaga. Os peemedebistas podem espernear, porque não deverá ser desta vez que colocará um dos seus integrantes do TCU.

A articulação pró-Ideli será usada pelo PT nas negociações com o PMDB. Talvez, aumentando a participação do partido nos ministérios do governo federal. Quem sabe não teremos Vitalzinho nas Minas e Energia, na Integração Nacional ou na Previdência Nacional?


Descubra mais sobre Marcone Ferreira

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.