DILMA PERDE PONTOS, AÉCIO SE mantém e Campos não sai do canto

A verdade é que Eduardo Campos não empolga e a campanha presidencial deverá mesmo ser decidida entre Dilma Rousseff e Aécio Neves, conforme mostra mais uma pesquisa de intenções de voto divulgada pelo Datafolha agora à noite. Hoje, a presidente candidata à reeleição tem 36%, contra 20% do candidato tucano e apenas 8% do ex-governador de Pernambuco.

O desempenho de Campos vira inanição, um constrangimento para ele. Confirmando-se os números até o final da disputa de primeiro turno, a virada para a etapa seguinte será entre Dilma e Aécio. É aí as emoções da campanha eleitoral aumentam, porque numa simulação de segundo turno os principais candidatos na corrida para o Palácio do Planalto a pesquisa mostra um empate técnico.

No levantamento anterior, Dilma tinha 38%, Aécio 20% e Eduardo Campos, 9%. Ou seja, só o candidato tucano não perdeu pontos na pesquisa divulgada hoje. Perderam a presidente reeleitoral, dois pontos percentuais; e o ex-governador pernambucano, um. A julgar pelos números veiculados em mais uma rodada de pesquisa eleitoral, a disputa iria para segundo turno. Os adversários da presidente somam 36%, mesmo percentual de Dilma. A regra do jogo é um candidato vence a eleição no 1º turno se conseguir mais votos que a soma de todos os rivais.

Abaixo os números de todos os candidatos na pesquisa do Datafolha, a primeira após o início da campanha oficial, incluindo votos brancos/nulos/indecisos:

– Dilma Rousseff (PT): 36%
– Aécio Neves (PSDB): 20%
– Eduardo Campos (PSB): 8%
– Pastor Everaldo (PSC): 3%
– José Maria (PSTU): 1%
– Eduardo Jorge (PV): 1%
– Luciana Genro (PSOL): 1%
– Rui Costa Pimenta (PCO): 1%
– Eymael (PSDC): 1%
– Levy Fidelix (PRTB): 0%
– Mauro Iasi (PCB): 0%
– Brancos/nulos/nenhum: 13%
– Não sabe: 14%

Eis a simulação para o segundo turno, cujo cenário é o seguinte:

– Dilma Rousseff: 44%
– Aécio Neves: 40%
– Brancos ou nulos: 10%
– Não sabem: 5%

– Dilma Rousseff: 45%
– Eduardo Campos: 38%
– Brancos ou nulos: 11%
– Não sabem: 6%

 


Descubra mais sobre Marcone Ferreira

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.