Para Josival Pereira, Vox Populi mostra que RC é refém de Cássio

Saiu mais um dado da pesquisa CNT/Vox Populi. Mostra que o governador reeleitoral Ricardo Coutinho (PSB) e totalmente dependente do senador Cássio Cunha Lima (PSDB). Para obter sucesso no próximo ano precisa continuar voando nas asas do tucano. Do contrário…

O jornalista e advogado Josival Pereira identificou esse novo quadro na pesquisa veiculada esta semana, a primeira sondagem para as eleições de 2014.

O texto está no Polêmica Paraíba, editado por Gutemberg Cardoso, de livre acesso. Para facilitar a vida dos leitores do blog, vai abaixo o pedaço dessa dependência política que incomoda o governador:

“Quais as leituras mais lógicas que se pode fazer da pesquisa Vox Populi de intenção de voto para governador na Paraíba, contratada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), além da óbvia liderança do senador Cássio Cunha Lima?

Os números são eloquentes num sentido: o governador Ricardo Coutinho (PSB) é refém do senador Cássio Cunha Lima, mas não está fora do jogo como os estrategistas da oposição esperavam.

Os índices do senador Cássio Cunha Lima (52% e 50%) são bastantes elevados. Mais: estão bem distantes dos demais: Ricardo 26% e Veneziano Vital do Rego, 11%, no cenário mais provável de candidaturas.

Cássio se movimenta serelepe, sem críticas de qualquer lado. Pode perder pontos se entrar no jogo pra valer, mas hoje sua situação é bastante confortável.

Mas, noutro patamar, veja-se que os índices de aprovação do governo são razoáveis (54%), o nome do governador aparece bem na pesquisa espontânea (12% e Cássio tem 14%) e o índice de rejeição está no patamar de avaliação de qualquer gestor (23%), além de que nos cenários pesquisados sem o nome do senador tucano, Ricardo lidera com certa folga (42%).

São por esses números que o governador Ricardo Coutinho não está fora do jogo como imaginava a oposição.

O problema de todas as estratégias eleitorais para o próximo ano, do governador Ricardo Coutinho ou das oposições, é que dependem do senador Cássio Cunha Lima. Ricardo depende mais, é um refém, porque o tucano é seu principal aliado.

A pesquisa Vox Populi também confirma análise feita aqui há cerca de um mês, na qual se alertava que a oposição poderia ficar como cachorro que cai de mudança, sem saber para onde ir, em função do erro de estimular a candidatura do senador Cássio Cunha Lima imaginando que, com isso, estaria destruindo o governador Ricardo Coutinho. Ficou no imprensado. A melhor performance de Veneziano atinge os 18%.

Números de pesquisas de hoje não querem dizer muito para eleições daqui a um ano. Mas talvez não seja temerário se afirmar que a aliança Cássio-Ricardo, se mantida, é praticamente imbatível e que o governador Ricardo Coutinho tem condições de disputar o governo mesmo com um possível rompimento do senador Cássio Cunha Lima.”

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.