Para discutir o Boqueirão, senador se reúne com presidente da ANA

Depois de um pronunciamento recheado de preocupação, seguido de um apelo, o senador Vital do Rego Filho (PMDB) recebeu em seu gabinete o presidente da Agência Nacional de Água, Vicente Andreu. O motivo da visita foi o Açude Epitácio Pessoa, ou Boqueirão, como queiram.

O senador paraibano pediu que seja adotada providências no sentido de evitar um “possível colapso” no sistema de abastecimento de Campina Grande e outros municípios que recebem água do Açude Epitácio Pessoa.

Através de sua assessoria, o senador Vital Filho deu mais detalhes sobre a reunião com o presidente da Agência Nacional de Águas. Continue lendo

“Vicente Andreu informou ao senador Vital que já tem as providências a serem tomadas. Na longa conversa o senador colocou as preocupações com a situação em seu Estado, e mostrou que o açude de Boqueirão construído pelo DNOCS há mais de 50 anos, está com menos de 52% de sua capacidade.

Vital lembrou que o açude abastece Campina Grande e mais 19 municípios além de três distritos, sendo responsável por atender mais de 1 milhão de paraibanos. O presidente da ANA informou que a agência também está preocupada com o desenrolar do abastecimento e com as questões que envolvem a irrigação e que irá reunir todos os setores do estado para apresentação das providências que competem a ação para evitar qualquer tipo de problema em Campina Grande. O Presidente da ANA também colocou a Agência à disposição do Senador, para estudos sobre o assunto.

Um “possível colapso” no abastecimento de água nas cidades atendidas pelo açude Epitácio Pessoa é apontado, segundo o senador, em relatório elaborado pelo Ministério Público da Paraíba e pela Assembleia Legislativa do estado, como resultado de evento realizado em Campina Grande, em 21 de março – Dia Mundial da Água. De acordo com o documento, o reservatório que abastece a região está com 54% de sua capacidade, que é de 411 milhões de metros cúbicos.

O desequilíbrio entre a demanda e a oferta, alerta o texto, vai exigir racionamento de água até o final do ano e gerar colapso no próximo ano. Vital do Rêgo disse que, na próxima semana, vai entregar o relatório ao presidente da ANA e cobrar providências da agência.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.