Os tucanos estão prontos para anunciar apoio à reeleição do prefeito Luciano Cartaxo (PSD). Não é uma decisão a ser tomada agora, neste momento, segundo informou o presidente estadual do PSDB, Ruy Carneiro, quando disse ao blog que vai até um “limite máximo” para atingir o objetivo. Qual seja: unir os partidos de oposição ao governo do PSB no mesmo palanque.
Os pessebistas estão á espera dos peemedebistas, dos petebistas e de outros “bistas” interessados em compor com o bloco. Apesar de muita conversa não tem sido fácil, por exemplo, convencer que a melhor estratégia é a união de todos contra o partido governista nas eleições municipais deste ano no principal colégio eleitoral do Estado. Claro, que para vencer logo no primeiro turno é a melhor alternativa.
Porém, falta apenas combinar com os pré-candidatos Manoel Júnior (PMDB) e Wilson Filho (PTB). Eles garantem que não abrem mão de disputar à sucessão e trabalham na mesmo linha dos tucanos, conversando com outros partidos na tentativa de atrair apoios. Por isso, o PSDB tem evitado o calendário para não se precipitar no anuncio do apoio, pois quando isso acontecerá será em bloco.
Em conversa com o repórter, Carneiro foi taxativo: “A decisão não é minha. Estamos na fase de convencimento, uma estratégia que estamos trabalhando em conjunto para atingir o objetivo. Qual seja: unir os partidos de oposição ao governo do PSB no mesmo palanque”. Pode até não dar certo, mas os tucanos estão trabalhando neste sentido.
Os tucanos estão com tudo pronto para desembarcar na base aliada do PSD. Pelo menos, eleitoralmente, porque administrativamente e politicamente já se posicionaram desde o começo da gestão, participando da bancada de sustentação do prefeito Luciano Cartaxo.
O anuncio é só questão de tempo. Pode ser hoje, amanhã ou aos 45 minutos do período derradeira do jogo eleitoral.