Ruy Carneiro lembra importância da luta contra o câncer de próstata

Presidente da Frente Parlamentar de Combate ao Câncer, o deputado federal Ruy Carneiro (PSDB), manifestou total apoio a campanha “Novembro Azul” – lançada nesta sexta-feira (1) – que durante todo o mês lembra a importância da conscientização sobre o câncer de próstata e os cuidados para a sua prevenção.

No Brasil são aproximadamente 60 mil novos casos por ano, a doença é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos. Apesar da alta incidência, o câncer de próstata pode ser controlado se diagnosticado precocemente. Para isso, a prevenção deve começar a partir dos 45 anos de idade em indivíduos que não possuam nenhum sintoma ou histórico familiar.

-Vamos vencer essa doença começando pelo preconceito. É muito importante que os homens realizem os dois tipos do exame. Sobretudo, aqueles com mais de 45 anos, que devem realizá-los anualmente, defendeu Ruy.

Os sintomas mais comuns do tumor podem ser a dificuldade em urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Porém eles são raros no câncer de próstata e comuns em doenças benignas da próstata. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar ao médico, que indicará os exames necessários.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.