FIM DO VOTO SECRETO: “Povo exige transparência”, lembra Ruy

voto secreto

As manifestações que encheram as ruas das principais cidades do país exigem transparência dos gestores públicos, também dos detentores de mandato legislativo. Neste sentido, o fim do voto secreto é um desses milagres do asfalto que os políticos precisam estar de olhos abertos.

Pois bem, lembra-se: o tema acima foi apresentado pelo deputado federal Ruy Carneiro (PSDB) enquanto integrava o colegiado na Assembleia. A bandeira de luta acabou rejeitada em três ocasiões.

“Naquele instante os deputados estaduais derrotaram meus projetos, mas os textos continuam à disposição da Assembleia (…). Basta que algum deputado estadual o apresente novamente”, sugeriu.

O parlamentar acredita que a Assembleia vai seguir o exemplo de outras Casas legislativas, como no legislativo de Minas Gerais e na Câmara de Vereadores de João Pessoa.

“Espero que os nossos deputados estaduais sigam esse exemplo e apresentem aos paraibanos o fim do voto secreto…”.

“… Isso representa vigilância cidadã e compromisso com a transparência. Estou satisfeito com a retomada desse debate na Paraíba e confiante na vitória do povo”.

Desde que assumiu a cadeira na Câmara Federal, Ruy faz parte do grupo de parlamentares que defende o fim do voto secreto no Congresso Nacional. A Proposta de Emenda a Constituição (PEC 20/2013) aguarda para ser votada pelo Plenário do Senado Federal.

 “Essa PEC acaba com o voto secreto para quaisquer votações no Congresso Nacional. Essa é a transparência que a sociedade cobra nas ruas. Essa é a nova cara da política brasileira que o povo cobra nas manifestações”.

É por ai mesmo.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.