As manifestações que encheram as ruas das principais cidades do país exigem transparência dos gestores públicos, também dos detentores de mandato legislativo. Neste sentido, o fim do voto secreto é um desses milagres do asfalto que os políticos precisam estar de olhos abertos.
Pois bem, lembra-se: o tema acima foi apresentado pelo deputado federal Ruy Carneiro (PSDB) enquanto integrava o colegiado na Assembleia. A bandeira de luta acabou rejeitada em três ocasiões.
“Naquele instante os deputados estaduais derrotaram meus projetos, mas os textos continuam à disposição da Assembleia (…). Basta que algum deputado estadual o apresente novamente”, sugeriu.
O parlamentar acredita que a Assembleia vai seguir o exemplo de outras Casas legislativas, como no legislativo de Minas Gerais e na Câmara de Vereadores de João Pessoa.
“Espero que os nossos deputados estaduais sigam esse exemplo e apresentem aos paraibanos o fim do voto secreto…”.
“… Isso representa vigilância cidadã e compromisso com a transparência. Estou satisfeito com a retomada desse debate na Paraíba e confiante na vitória do povo”.
Desde que assumiu a cadeira na Câmara Federal, Ruy faz parte do grupo de parlamentares que defende o fim do voto secreto no Congresso Nacional. A Proposta de Emenda a Constituição (PEC 20/2013) aguarda para ser votada pelo Plenário do Senado Federal.
“Essa PEC acaba com o voto secreto para quaisquer votações no Congresso Nacional. Essa é a transparência que a sociedade cobra nas ruas. Essa é a nova cara da política brasileira que o povo cobra nas manifestações”.
É por ai mesmo.