Maranhão ao lado de Temer; Lira na turma das palmas

Como se sabe, na próxima segunda-feira (30) o presidente Michel Temer tem agendado uma visita ao Nordeste para inauguração da estação de bombeamento da transposição das águas do Rio São Francisco, em Nova Floresta (Pernambuco).

Pela primeira vez, os senadores José Maranhão – presidente estadual do PMDB – e Raimundo Lira vão estar frente a frente depois da dissidência aberta pelo segundo parlamentar, que uniu-se ao governador Ricardo Coutinho (PSB), que classifica Temer de “presidente ilegítimo”.

Alguém indagou ao signatário do blog: o presidente Michel Temer prefere o senador com quase 1 milhão de votos, ou o que tem “zero votos”, no caso Raimundo que ungiu ao mandato na condição de suplente do hoje ministro do Tribunal de Contas da União (TCU)? Além do mais, Maranhão tem mostrado fidelidade ao Governo Federal.

Já Lira, por ter se juntado a Ricardo do “governo ilegítimo”, pode não ter a mesma simpatia da comitiva presidencial. O acesso é mais por causa da posição de senador, mesmo sem voto. É preciso observar o comportamento de Maranhão e Raimundo neste evento, que terá a presença de outras lideranças do PMDB paraibano, a exemplo do vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Júnior.

A julgar pelo PIB eleitoral de Maranhão e Manoel Júnior, é claro que a presença do senador Raimundo será secundária. Irá fazer parte da turma das palmas.