Há um Luciano Cartaxo no caminho dos socialistas

Com o prestígio em alto pelas ruas em 2 de outubro, o prefeito Luciano Cartaxo (PSD) ocupou os estúdios do programa Frente a Frente, da TV Arapuan na noite passada. Numa conversa descontraída com o apresentador e jornalista Heron Cid falou sobre as prioridades para o seu segundo governo, que inicia-se em janeiro de 2017.

Injetou alguns novidades a serem apresentadas nos próximos dias. Mais uma vez, vai mexer no trânsito do Parque Solon de Lucena, Lagoa, o verdadeiro cartão postal de João Pessoa. As mudanças previstas têm o objetivo resolver o congestionamento do centro da cidade e envolve, entre outras coisas, desvios e alterações nas faixas de pedestre.

“Falei com Carlos Batinga (superintendente de Mobilidade Urbana) e ele me apresentou uma alternativa na semana passada. Com a chegada do Parque (Nova Lagoa) o número de pessoas que pegam o ônibus no local aumentou consideravelmente e, consequentemente, o tempo para embarque e desembarque…”

“… Houve um estudo em relação ao que precisa ser feito que começará a ser executado a partir de agora”, destacou.

Para incomodo dos adversários, também foi anunciada a implantação de uma faixa exclusiva para ônibus na avenida D. Pedro II, também que a primeira etapa da Avenida Beira Rio será entrega no mês de dezembro. De olho em outras intervenções na cidade, Cartaxo garantiu que o calendário de inauguração de obras está sendo cumprido obedecendo o cronograma estabelecido.

Instado a falar sobre a reeleição no primeiro turno, ele disse que o governador Ricardo Coutinho se portou como líder da oposição ao governo municipal, exceto em 2014 quando apoio a candidatura à reeleição de RC. “Tínhamos a certeza de que a aliança prosperasse sob o ponto de vista de parceria, mas acabou não sendo possível. Não por nossa causa”.

Em outro momento da entrevista, o prefeito reeleito em primeiro turno comentou que o governador contraria o discurso de governo republicano: “Na prática, ele só é afeito a parcerias com prefeitos que são do partido dele”.

E complementou: “O mote do governador na campanha de 2014 era de que precisava de aliado seu na Prefeitura para fazer parcerias. Mas contrariando o que o governador diz todos os dias, que tem um governo republicano, isso só acontece com prefeito do partido dele…”

“… Tivemos dificuldades de estabelecer uma relação institucional com o governador por causa dessa visão equivocada do PSB. Da minha parte não tenho dificuldade de buscar parcerias para a cidade. As obras são sempre bem vindas. Eu já desci do palanque e já estou trabalhando por João Pessoa”.

Tanto é verdade que arregaçou as mangas e foi às ruas agradecer a vitória no primeiro turno das eleições de 2 de outubro, quando impôs a segunda derrota consecutiva ao grupo do governador socialista.

E sobre a escolha do futuro presidente da Câmara Municipal, prefeito? Quis saber o apresentador do Frente a Frente e Luciano Cartaxo respondeu:

“Vamos dialogar para ter a unidade da bancada e estabelecer o que conseguimos nos últimos quatro anos com Durval Ferreira, que foi parceiro onde o Poder Executivo e Legislativo deram as mãos em favor da cidade…”

“… Se a gente está no momento de crise, nada melhor do que o discurso em favor da cidade”, concluiu.

Os socialistas esnobaram demais a capacidade de aglutinar força do prefeito Luciano Cartaxo.