Festa de Zé: PMDB ortodoxo e o PIB eleitoral da Paraíba

Poucos prestaram atenção no ambiente que comportou os convidados de Zé Maranhão, que comemorada seu aniversário com “status” de clima político. No restaurante da orla marítima nesta sexta-feira (15), a presença do PMDB ortodoxo e outro detalhe: O PIB eleitoral da Paraíba dividiam o espaço em torno do presidente dos peemedebistas.

Maranhão, o festejado, conseguiu a proeza de reunir o senador Cássio Cunha Lima e os prefeitos Luciano Cartaxo e Romero Rodrigues. Coincidência, ou não, pré-candidatos de oposição. São os nomes apresentados para a avaliação dos eleitores paraibanos na campanha do próximo ano.

Houve quem arriscasse um prognóstico: aqui está de 70% ou 80% do PIB Eleitoral da Paraíba. Pode ser exagero, mas não é e isso se levado em consideração a popularidade que desfrutam os prefeitos Luciano Cartaxo e Romero Rodrigues, que venceram a eleição municipal no primeiro turno em 2016.

Somados a eles, as lideranças do próprio aniversariante (Zé Maranhão) e o senador Cássio Cunha Lima. Lembrando que existiam, ainda, vereadores, deputados estaduais e federais, inclusive da base aliada do governista PSB, a exemplo do suplente do suplente Anibal Marcolino (PSD), hoje titular do mandato e integrante da bancada do governo.

Observou-se discursos mais convergentes, enquanto a divergência algo dispensável. Do tipo: houve quem defendesse mais de uma candidatura de oposição, mas imediatamente tornada sem efeito por causa do entendimento comum de que precisa ter unidade, e neste aspecto, pelo menos, os personagens mantiveram a conduta.