Ex-secretário de Turismo vai pedir para sair do novo cargo

Você pode ter ouvido falar dele em outra atividade fora da política, mas Laplace Guedes (foto) poderá se transformar no pivô do rompimento da aliança PMDB/PSB. Afilhado do senador José Maranhão, o personagem foi rebaixado de posto pelo governador Ricardo Coutinho (PSB), saindo da chefia da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico para a Executiva do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

Maranhão garante que ele não assume a função, talvez por entender que o acordo celebrado em 2014 foi quebrado e que partido de menor expressão está ocupando cargos mais importantes. Mas esse é só um motivo para se desligar do sócio do segundo turno da campanha passada, pois o peemedebista vem procurando um motivo já algum tempo.

Encontrou. Porém, existem outras forças que travam o anuncio oficial da saída do PMDB do governo, responsáveis, inclusive pela indicação para outras funções de menor importância dentro da estrutura administrativa governamental. Por isso, diz-se que os peemedebistas andaram por um bom tempo pendurados nas folhas do Diário Oficial, nos espaços dedicados as nomeações de afilhados de políticos designados por partidos aliados da gestão estadual.

Laplace, na verdade, é apenas um deles. Porém, acabou ganhando notoriedade por estar num cargo de relevância, em que pese haver acusado de nunca ter despachado com o governador durante o período de pouco mais de um ano a frente da Secretaria de Turismo. Então, os peemedebistas dê graças a Deus a existência do personagem e ajuda do mesmo Diário Oficial que nomeou rebaixou-o para um posto inferior.