Atlas informa: Cássio entre 10 mais influentes do Senado

O estudo do Atlas Político informa que o senador paraibano Cássio Cunha Lima (PSDB) está entre os dez mais atuantes do Senado da República. A escolha leva em consideração algumas variantes, a exemplo de representatividade, campanha responsável, ativismo legislativo, debate parlamentar e fidelidade partidária.

Trata-se de uma iniciativa apartidária, elaborada anualmente e avalia o ranking dos políticos mais atuantes, objetivando mostrar a competência dos congressistas de defender uma agenda política, independentemente do conteúdo ideológico. O levantamento é construído em metodologia cientifica elaborado a partir de uma pontuação entre 0 e 5.

Reflete de uma soma de pontuações individuais em 5 dimensões que possuem um score mínimo de 0 e um máximo de 1. O senador Cássio teve 4.028 de pontuação, conforme o Atlas, e ficou à frente de senadores considerados pesos-pesados da Casa Alta do Congresso Nacional.

Paulo Paim (RS) é o primeiro do ranking. Cássio ficou a frente de Cristovam Buarque (PPS-DF), Zé Serra (PSDB-SP), Eunício Oliveira (PMDB-CE), e Álvaro Dias (Podemos). Lindberg Farias (PT-RJ) ficou em 36º lugar. José Maranhão (PMDB) e Raimundo Lira (PMDB), outros dois paraibanos, ficaram em 70º e 71º respectivamente.

O resultado apresentado pelo Atlas deverá refletir em outro levantamento, tão esperado pelos parlamentares: o Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar). Aliás, Cássio já figurou na lista dos 100 maiores cabeças do Congresso Nacional.

Basta ter “o saber, o equilíbrio, a prudência, a credibilidade e a respeitabilidade”, seguido de “experiência, atributos que credenciam um parlamentar a figurar entre os 100 mais influentes do Congresso”.