9 anos e seis meses coloca Lula a caminho da prisão

O ex-presidente Lula está a caminho da prisão, depois que o juiz Sérgio Moro condenou o petista a 9 anos e seis meses. Ele pode até ficar em liberdade, até o julgamento final da sentença pelo Tribunal Federal, mas o veredito desta quarta-feira (12) deixa Lula numa situação de vulnerabilidade.

Moro foi muito coragem e muitos magistrados não teriam tomado a atitude de condenar o ex-presidente Lula, principal líder dos petistas e o político que carrega muitos seguidores. Prova é tanto que, mesmo envolvido em investigações e denúncias, nas pesquisas de opinião pública para as eleições de 2018 sempre aparece em primeiro lugar.

Apesar dessa condenação, a primeira de uma série de muitas, Lula não entra na condição de elegibilidade. A decisão não foi de um colegiado, mas mostra o indicio de crime por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O processo do qual recebeu os 9 anos e seis meses se refere ao caso do Triplex de Guarujá.

No mais é esperar o desdobramento de uma sentença que muita gente duvidou que viesse, mas veio com gosto de coisa ruim para os petistas.