‘Mudamos’ põe JP novamente em posição de vanguarda

A história recente da Câmara de João Pessoa divide-se nos períodos do antes e depois. Se não vejamos: um legislativo que atuava internamente e, agora, o que se misturou com a população. Atualmente, está coladinha com a sociedade.

Pois bem. O legislativo do principal município da Paraíba recebeu o reconhecimento nacional. Deu-se durante um evento promovido pelo jornal Folha de São Paulo, que premiou o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS-Rio), responsável pela criação do “Mudamos”.

Como se sabe, é um programa que permite a coleta de assinaturas para fazer valer projetos de iniciativa popular. A iniciativa ficou entre os três finalistas do “Prêmio Empreender Social 2017”. A solenidade aconteceu na noite passada, em São Paulo.

Nos agradecimentos, o diretor do ITS-Rio, Ronaldo Lemos, lembrou do pioneirismo da Câmara de João Pessoa, primeira Casa Legislativa do País a abraçar o aplicativo para smartphones e tablets.

Disse ele: “João Pessoa teve um papel fundamental porque foi a primeira cidade a olha o Mudamos e ver que a tecnologia pode trazer um novo tipo de legitimidade para a gente pensar o processo legislativo do Brasil”.

E arrematou: “Geralmente, quando o povo se manifesta, ele faz as coisas certas. João Pessoa abraçou isso de forma pioneira”.

Quando do pronunciamento, Lemos olhou para a platéia e observou a presença do presidente Marcos Vinícius (PSDB), que estava acompanhado do vereador Lucas de Brito (PSL).

“Foi um ótimo momento para trocar experiências e saber, com detalhes, o que empreendedores de todo o Brasil têm feito para tornar o País melhor e que boas ideias podem servir para nossa João Pessoa, a exemplo do Mudamos”, disse Vinícius.

Concluindo, Vinícius realçou: “Tudo isso vem sendo possível devido ao empenho de cada vereador, cada servidor e da imensa rede de amigos que apóiam essa revolução através da democracia direta. O Mudamos não substitui o parlamento, mas dá legitimidade e fortalece a atuação dos agentes públicos”.