Câmara de João Pessoa se destaca no cenário nacional

Sem muito alarde, o presidente Marcos Vinícius (PSDB) comemora de forma discreta um feito de sua gestão a frente da Câmara de João Pessoa: a repercussão da Virada Legislativa. Neste final de semana conquistou mais repercussão nacional.

A chamada democracia online vem encantando a mídia nacional, conforme é possível observar no noticiário da Folha de São Paulo, que você pode conferir abaixo o texto na integra:

Em uma iniciativa pioneira, a Câmara Municipal de João Pessoa permitiu que projetos de iniciativa popular sejam apresentados por meio de tecnologias como o aplicativo “Mudamos”. A plataforma permite que os cidadãos proponham textos para apreciação nas Casas Legislativas. E a autenticidade da assinatura pode ser verificada pela tecnologia “blockchain” –sistema capaz de criar banco de dados único, seguro e certificado.”

Marcos Vinicius revelou à Folha: “Conhecemos o projeto do Mudamos exatamente por meio da internet. Dali despertamos aqui na Câmara a necessidade de ter esse diálogo exatamente com o Márlon [Reis], juiz aposentado, que trouxe a [Lei da] Ficha Limpa para o país. Foi um momento muito bacana civicamente. A câmara que se mobilizou, a cidade que se mobilizou com esse projeto. Foi algo encantador e que ficou realmente e que hoje já é uma realidade dentro da nossa cidade.”

Outro entusiasta do projeto, o vereador Lucas de Brito destacou: “Em 2015, por ocasião dos debates da reforma política, a Câmara Municipal instituiu uma comissão especial de estudos. Tive a honra de ser o presidente à época e iniciamos um debate acerca de contribuições que a casa legislativa poderia encaminhar para o Congresso Nacional. Dentre as contribuições surgiu essa ideia de facilitar o exercício da democracia direta com o uso da tecnologia.”