Afinal, tem reajuste? Deverá ser ‘deste tamanho’

Pelas contas de hoje, o governo não tem condições de conceder reajuste para o servidor público. Ou seja, não estaria em condições de cumprir a data-base em janeiro. O governador Ricardo Coutinho (PSB) já começou a fazer barulho acerta do assunto e, certamente, não deverá agradar o funcionalismo. Quanto a isso, RC não está nem um pouco preocupado.

Apesar do barulho, as declarações do governador não devem ser tomado a sério. Ele vai anunciar um reajuste, sim. Porém, bem abaixo dos 3% dos últimos anos. Não revelou os percentuais, mas deixou os quadros dos servidores com a mosca atrás da orelha. Efeito campanha eleitoral, não tem dinheiro para, ao menos, manter os percentuais anteriores.

A coisa está feia. RC já declarou que “o aumento dos servidores no começo do ano será dentro do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal”. Sinaliza que o reajuste será menor do que o último. E justifica que o problema é crônico e alega que o Estado recebe poucos recursos.

E não esquece o retrovisor de jeito nenhum, quando chama atenção que recebeu o governo do PMDB em que a folha extrapolava o limite permitido pela LRF. “É evidente que não se contrata onde não precisa. Demitir eu não vou, porque não se demite servidores estáveis”.

Então, as cabeças dos comissionados e prestadores de serviços vão rolar por essa Paraíba inteira.

Aguardemos!