Coluna Direito, Energia e Sustentabilidade

Priscilla Maciel de Menezes Silva é advogada, sócia do Valle, de Menezes e Silva Sociedade de Advogados e professora do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ).

Iniciou sua trajetória rumo ao aprofundamento acadêmico em 2010, quando finalizou o período de graduação e ingressou no Curso de Especialização em Direito Constitucional na Universidade Anhanguera- Uniderp.

Em 2011, iniciou os estudos na pós- graduação stricto senso em Direito Constitucional com ênfase em Direito de Energia e Direito Administrativo na Faculdade de Direito Universidade de Coimbra  (FDUC). Durante o período em que esteve em Portugal, Priscilla visitou a fábricas, usinas e conheceu investidores na área de energias renováveis. Além disso, dedicou-se às novas tendências técnicas, regulatória e mercadológicas do setor elétrico, a exemplo do smart grid  (redes inteligentes) e da geração descentralizada de energia elétrica, tão bem difundida em solo europeu.

Em 2013, criou a Comissão de Direito de Minas e Energia (CEDIME) na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba. Única no cenário nacional, a  CEDIME tem o propósito de debater problemas e encontrar soluções jurídicas para os setores de energia e mineração no Estado da Paraíba.Atualmente, Priscilla ocupa o cargo de presidente desta comissão, onde realiza debates e se coloca à disposição da sociedade para atender as necessidades na áreas de mineração e energia, primando pela defesa da legalidade e pela tutela dos Direitos Humanos.

Em  2014, regressou à Portugal para cursar o doutorado em Ciências Jurídico- Políticas na  Faculdade de Direito Universidade de Lisboa (FDUL). Em 2015, Se tornou especialista em Direito das Energias Renováveis pela Faculdade de Direito Universidade de Coimbra (FDUC) e , atualmente,  é aluna do segundo ano do Curso de Doutoramento, escrevendo tese sobre o setor elétrico brasileiro.